Imagem capa - As principais preocupações que os noivos devem ter ao contratar seu fotógrafo. por Alex Oliveira

As principais preocupações que os noivos devem ter ao contratar seu fotógrafo.

"Muito mais que fotos bonitas; mas que também sejam lindas."


Antes de decidir quem será responsável por suas lembranças desde dia tão importe, quero definir pra você o que é uma lembrança/memória:


Segundo o Aurélio:

"Faculdade pela qual o espírito conserva ideias ou imagens, ou as readquire sem grande esforço."


Segundo a Psicologia:

"A memória é um processo cognitivo que consiste na retenção e na evocação das informações, conhecimentos, acontecimentos, expectativas, conceitos, ideias, sentimentos… a memória é essencial para a nossa sobrevivência, sendo condição da adaptação ao meio e para aquisição de novas aprendizagens. É a memória que assegura a nossa identidade pessoal. Se perdêssemos a memória deixaríamos de ser aquilo que somos. E aquilo que somos, que fomos e que seremos depende em grande parte da memória. É este patrimônio individual que nos torna únicos e nos assegura a nossa identidade pessoal. É a memória que nos permite representar o mundo."


Sabendo disso, gostaria que você pensasse no valor das memórias de seu casamento. Ninguém pode entrar em sua cabeça e refazer suas memórias, de forma que te faça lembrar de um acontecido diferente do que aconteceu na realidade. Mas na fotografia, isso pode acontecer e acontece. Basta alterar a disposição cronológicas das imagens e com o tempo, você vai acabar pensando que foi nesta ordem que tudo aconteceu.


Imagina que sua mãe entrou com um lindo vestido verde em sua cerimônia e quando você vai ver as fotos, ela está de azul.


Pois é. É melhor dar importância as únicas coisas que realmente ficarão pra sempre, além de vocês dois, é claro.


A verdade é que quando a festa acabar, não vai sobrar nada além das fotos e da filmagem. Jamais desmerecendo o trabalho de todos esses excelentes profissionais envolvidos nesse grande dia e para um momento único como este, com certeza nossas noivinhas vão querer os melhores salgados, doces finos, decoração, buffet, uma boa música, um vestido de tirar o fôlego (não estou dizendo que deve se espremer dentro dele rsrs). Não tenho dúvidas que nossas noivinhas quererão o melhor de cada um de nós.


Mas vamos ao motivo que trouxe você até aqui...


Antes de bater o martelo e decidir quem vai ser o grande responsável pelo que e como você vai se lembrar desse dia, vou listar aqui algumas questões de fundamental importância que deve saber sobre seu candidato:


Identifique seu estilo fotográfico e se identifique com ele.


Cada fotógrafo tem um estilo de trabalho diferente que pode ir desde o clássico, passar pelo contemporâneo, criativo até o ousado e inovador e isso vai fazer toda diferença no resultado final do trabalho, conhecer este estilo é fundamental para que saiba que tipo de foto está contratando para não reclamar depois.


Afinidade


“Acho que não vamos conseguir nos soltar pras câmeras. Nós somos tão tímidos pra fotos...”


A Afinidade é um quesito muito importante na hora de contratar um profissional. Quem vai sorrir e brincar para as lentes de um fotógrafos com uma cara que mais parece um segurança particular.

É necessário que haja empatia, simpatia, uma conexão entre o profissional e o cliente. De preferência amizade. Se você não vê este interesse no seu candidato, provavelmente isso vai refletir nas suas fotos.


Conheça seu portfólio


Ninguém gosta de fechar negócio no “escuro” e com um serviço tão importante como fotografia, não poderia ser diferente.

Procure conhecer o trabalho do candidato em questão, veja suas fotos, peça para ver os trabalhos recentes. Veja se realmente é como deseja lembrar do seu grande dia.


Quantas horas de trabalho estão inclusas


É importante saber quanto tempo seu fotógrafo irá dedicar ao seu casamento, não é raro haverem contratempos e atrasos, principalmente em se tratando de casamento. E isso pode comprometer uma cobertura completa de sua festa. É com eu costumo dizer:


Tudo pode acontecer até a dia amanhecer.


Como é formada sua equipe


É essencial para uma boa cobertura fotográfica, que o candidato disponha de pelo menos mais um profissional qualificado para trabalhar juntamente com ele em suas fotos.


Quantas fotos estão inclusas e como vai receber


Alguns fotógrafos trabalham com fotos impressas nos mais diferentes formatos; outros preferem entregar arquivos digitais, seja em mídias de CD ou DVD, ou pen drive... E com isso pode oferecer um número maior de fotos. É importante saber quantas são e como irá receber suas fotos.


Qual o prazo para entrega das fotos/álbum


Uma reclamação frequente de muitos clientes de fotografia, é o prazo com que recebem seu material.


É bem verdade que não é tão fácil processar e produzir estes trabalhos, quanto folhear e apreciá-los no seu sofá; mas alguns clientes reclamam de mais de ano para receber suas fotos.


Se pá, vão assistir ou folhear seu álbum pela primeira vez na companhia do bebê que providenciaram na lua de mel.


Quem vai fotografar


Quem nunca viu ou ouviu falar de alguém contratou um determinado fotógrafo e ele não foi ao casamento; mas mandou uma equipe para o trabalho?

Se isso já foi previamente acordado, tudo bem; mas não queira surpresas desse tipo.


Em nossa visão de trabalho, gosto de pensar que sou procurado e pago pelos meus olhos. O olhar de um fotógrafo é seu principal diferencial diante da grande diversidade de profissionais disponíveis no mercado.


Quando um casal olha minhas fotos e me procura, entendo que vieram até mim porque gostaram do que eu vi e de como eu vi aqueles trabalhos; dos ângulos que costumo buscar, do sentimento que busco nos convidados para registrar... Enfim, você não vai querer pagar pelo Schumacher e levar o Rubinho.


VALERES E FORMAS DE PAGAMENTO


O tamanho da caixa e destaque são intencionalmente proporcionais ao interesse dos noivos sobre o assunto.


Eu sei que você não esqueceria dessa parte, mas já que é importante, não poderia ficar de fora.

Alguns profissionais são mais flexíveis que outros e podem oferecer condições mais atraentes de pagamento. Mas prefira sempre buscar melhores condições à melhores preços. Existem baratos que podem sair muuito caro.


Tudo isso vai estar no contrato


Contrato não é apenas para segurança do cliente; mas também do profissional, então não se envergonhe de perguntar e cobrar o contrato. É ele quem vai garantir que o profissional não seja cobrado pelo que não ofereceu e também assegura que você tem direito a tudo quanto lhe foi oferecido.


E para quem chegou até aqui, tenho um bônus!


Preparei um PDF para você baixar Gratuitamente com este material de forma resumida e bem objetiva para você consultar estas dicas de qualquer lugar e até na palma da sua mão.


VISUALIZA/BAIXAR PDF minimizador de preocupações.


Gostou? Então comenta o que mais gostou do post e se foi útil pra você.