Imagem capa - O Papel de um Cerimonial de Casamento e Porque Você Deve Contratar Um por Alex Oliveira

O Papel de um Cerimonial de Casamento e Porque Você Deve Contratar Um

Oppa!


E aí, pessoal, tudo bem com vocês?! Alguém aí já pensou ou está pensando nisso esses dias?


Tem algum tempo que escrevi sobre as 5 coisas que você precisa saber, antes de escolher seu fotógrafo. Mas o casamento não é feito apenas de fotos, afinal meu trabalho de certa forma depende muito do trabalho de outros profissionais e hoje vamos falar sobre o fundamental papel do(a) cerimonialista. E já que está aqui então vamos tentar eliminar o máximo de dúvidas possível neste post. Então vamos lá...


Organizar um evento não é uma tarefa fácil, fazer isso com maestria e se tratando de um casamento então, é outro nível. Todo mundo quer um casamento perfeito com uma entrada bonita e organizada, cada um na sua vez, todo mundo sabendo qual o seu papel e quando deve fazê-lo; momentos bem definidos da entrada ao momento da valsa, jantar, homenagens, partir do bolo, quando jogar o buquê - ou não jogar, já que hoje existem diversas opções de fazer as solteirinhas se divertirem e tentarem a sorte -, até a hora de acabar a festa.


Então o que faz o cerimonial?


O cerimonial tem o dever de reger com graça, simpatia e competência tudo que acontece no casamento; mas não apenas isso. Um bom cerimonial deve estar disponível para prestar assistência aos noivos, promover reuniões periódicas para tratar de todos os detalhes e planejar os cronogramas. Na igreja o cerimonial vai orientar todos que participarão do cortejo, os noivos e coordenar outros profissionais. Na recepção, esta equipe deverá cuidar de receber todos os convidados e orientar no que for necessário, como dirigir às mesas reservadas quando houver. O cerimonial também deve trabalhar colaborativamente com os fotógrafos e cinegrafistas, administrar o serviço de buffet e trabalhar juntamente com músicos, DJ, bandas e principalmente estar sempre a disposição dos noivos e convidados para o que for necessário.


Entenda os riscos de não contratar um cerimonial.


Já deu pra entender que é da inteira responsabilidade do cerimonial, fazer que tudo corra bem e ocorra conforme o combinado, cuidando de imprevistos e eventuais problemas que possam surgir nesse percurso desde o momento em que é contratado. Exatamente por este motivo é fundamental contratar um profissional responsável e de sua confiança, não apenas um amigo ou amiga.

A gente sabe que o valor muitas vezes é decisivo na hora de contratar o serviço; mas não são poucas as reclamações de noivinhas que não sabiam que além do valor, também estariam economizando na qualidade do serviço e acabaram tendo dores de cabeça e pior, insatisfação.


Também existem casos de fornecedores que não cumpriram com seus contratos e sem um cerimonial, os próprios noivos ou familiares tiveram que correr atrás de fazer as cobranças no dia do casamento. Já pensou nisso?

Tenha em mente que este é um momento único e o mais importante de suas vidas. Não vai querer arriscar seu grande dia sem um cerimonial ou com um profissional de caráter duvidoso.


Sintonia.


Você encontrou um bom profissional com ótimas indicações e que presta um excelente serviço, mas ainda há algumas coisas que precisam ser consideradas antes de bater o martelo: a sintonia. Pense que a ideia que você tem de seu casamento é que ele seja moderno e inovador; mas o cerimonial em questão é clássico, tradicional e sem flexibilidade para chegar no resultado que você deseja. Por isso, marque uma reunião com o profissional e conte sobre suas expectativas, o que espera e como deseja que seja seu casamento e certifique-se de que está contratando a pessoa certa para fazer isso acontecer.


Modelos de cerimonial.


Este atendimento pode ser desde uma Assessoria Completa, onde o cerimonialista apresenta várias opções de fornecedores, agenda visitas e acompanha os noivos, ou Parcial com reuniões periódicas, indicações, mas quem fica a frente das buscas e toma as decisões são os noivos e familiares, até o mais conhecido que o Cerimonial do Dia. Neste modelo não há qualquer envolvimento do cerimonial com indicações, tomada de decisões ou preparativos como a Assessoria Completa ou Parcial, sendo o trabalho realizado somente na igreja e na festa. O tamanho da equipe vai variar de acordo com as dimensões do evento, mas o mínimo necessário é uma equipe de pelo menos três pessoas.


Este artigo é o que procurava? Você ainda tem dúvidas sobre o papel do cerimonial no casamento?